Contas de energia agora fornecem informações para denunciar violência doméstica através do “Ei, mermã, não se cale!”

Em colaboração com o governo do Estado do Piauí, através da Secretaria das Mulheres, a Equatorial Energia Piauí passa a promover o canal de denúncias “Ei, mermã, não se cale”, que entrou em vigor nessa quinta-feira (9). Este protocolo oferece um QR Code e um número para facilitar a denúncia de violência doméstica, permitindo que mulheres vítimas ou testemunhas de tal violência relatem de forma prática. Disponível nos talões de energia, o canal inclui o número de WhatsApp 0800 000 1673, operando 24 horas por dia, com atendimento psicossocial para receber denúncias de violência física, sexual, moral, psicológica ou patrimonial contra as mulheres.

“Isso é importante para que a gente avance no Piauí contra o ódio às mulheres, por um Piauí sem misoginia, para que as mulheres continuem vivas e saiam desse ciclo de violência que é tão constante na vida delas”, declara a Secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa. Ela explicou que o canal de atendimento proporcionará às mulheres dos 224 municípios acesso, oferecendo acolhimento por profissionais de assistência social e psicologia. “Essa iniciativa da empresa Equatorial fortalece as mulheres e contribui na prevenção à violência. Isso demonstra que é uma empresa que tem comprometimento com as mulheres”, pontua a Secretária.

De acordo com o Gerente de Experiência do Cliente da Equatorial Piauí, Joaquim Milhomem, esse é um mecanismo que permite às mulheres serem estimuladas a denunciar violências praticadas contra elas. “É uma estratégia alinhada com os valores e práticas de responsabilidade social do grupo Equatorial. Como distribuidora de energia, entendemos que temos uma função social importante, e, estando presente todos o meses nos lares de cada piauiense, podemos chegar com mensagens importantes”, conta o Gerente.

Recentemente, o governador Rafael Fonteles (PT) sancionou a Lei nº 8.269, que estipula que as concessionárias de serviços públicos no estado do Piauí devem incluir nas faturas de consumo os contatos de serviços de emergência, denúncia e atendimento em casos de violência doméstica e familiar.

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