O Governo do Piauí, por meio da Secretaria das Mulheres (Sempi), realizou, nesta quarta-feira (11), a solenidade de encerramento da campanha ‘21 dias de Ativismo – Elas Vivas, Feminicídio Zero’, mobilização mundial pelo fim da violência contra as mulheres. Ao longo da campanha, agenda de ações e atividades de sensibilização foram desenvolvidas no estado, visando a conscientização sobre a existência da violência e as formas de enfrentá-las.

“A questão do feminicídio é uma realidade mundial, nenhum lugar no mundo está isento dessa violência que mata. A campanha é importante por ser uma forma de mobilizar os órgãos públicos e a sociedade em geral, envolvendo-os na desconstrução do machismo e avançando as políticas para as mulheres”, declarou a secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa. Ela ainda citou o trabalho conjunto que é realizado, de forma integrada com os órgãos e rede de proteção às mulheres, para ampliar as políticas voltadas às mulheres no estado.

O momento solene iniciou-se com apresentação do Coral da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e foi marcado pela entrega de selos que fortalecem o compromisso de empresas e instituições com o fim da violência contra as mulheres. O selo ‘Aqui tem Mulher Segura’, juntamente com uma certificação, foi entregue aos estabelecimentos que realizaram a formação do Protocolo ‘Ei, mermã, não se cale!’, responsável por realizar a qualificação de acolhimento e encaminhamento de mulheres em situação de violência em bares e restaurantes. O Selo ‘Mais Mulheres’ foi destinado às instituições e iniciativas que promovem a inserção de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no mercado de trabalho.

Na oportunidade, também foi realizado o lançamento do Observatório da Mulher Piauiense, que tem como ferramenta um painel interativo de dados disponível no site da Sempi. O Observatório é responsável por reunir informações a respeito da situação das mulheres piauienses, objetivando aprimorar as estratégias de enfrentamento à violência a partir da análise de dados sensíveis ao gênero. A ferramenta apoia a gestão de políticas para as mulheres e também divulga os dados para o estado, pesquisadores e sociedade civil interessada.

Instituições e associações contribuíram com a campanha através da adesão das ações e projetos desenvolvidos ao longo dos 21 dias de Ativismo, como a Associação de Bares e Restaurantes do Piauí (Abrasel) que firmou compromisso com o enfrentamento à violência de gênero através do Protocolo ‘Ei, mermã, não se cale’.
“Estivemos atuantes nas ações desde o início da campanha e desejamos continuar com este processo de sensibilização, objetivando que as mulheres sintam-se seguras e acolhidas em ambientes como bares e restaurantes”, pontua Natália Macário, diretora executiva da Abrasel.
A Superintendente de Cidadania e Defesa Social da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Piauí, coronela Elizete Lima destacou sobre o fundo do Governo Federal destinado às políticas para as mulheres e discutiu sobre como as forças da segurança pública podem contribuir com o atendimento humanizado das mulheres em situação de violência.
“Trouxe comigo o compromisso que temos juntos com a Sempi de elevar essa pauta na sociedade. Precisamos debater também em como as forças de segurança estão atuando frente ao acolhimento das mulheres em situação de violência, para ampliarmos o cuidado com esse grupo”, disse.
O encerramento da campanha fortalece as ações de compromisso do Governo do Estado pela luta por direitos e segurança das mulheres no Piauí, reforçando a importância do envolvimento de toda a sociedade pelo enfrentamento à violência de gênero e o feminicídio.


As empresas e instituições premiadas podem ser conferidas a seguir.
Selo Aqui tem Mulher Segura
| 01 | 3 MANOS PRODUÇÕES E ENTRETENIMENTO |
| 02 | 45´ BURGER |
| 03 | BLR |
| 04 | CASA BARRO |
| 05 | CASA DA PANELADA |
| 06 | DOM NELORE RESTAURANTE |
| 07 | GRUPO FAUSTINO |
| 08 | GRUPO FAVORITO |
| 09 | MEDUZZA BAR |
| 10 | NOVO POINT SUL |
| 12 | RIO POTY SHOPPING |
| 13 | SAMBA DO BRUCE |
| 14 | TENDA MANGANGÁ |
| 15 | TORTUGO FOOD PORN |
| 16 | VILA ISABEL |
| 17 | WE ALL TOGETHER RESTAURANTES LTDA |
| 18 | ZERO GRAU CHOPPERIA |
Selo Mais Mulheres
| 01 | CS GRÃOS DO PIAUÍ(SPE) |
| 02 | 1 SERVENTIA EXTRAJUDICIAL DETABELIONATO DE PROTESTO DETÍTULOS |
| 03 | SERVFAZ SERVIÇOS DE MÃO DE OBRALTDA |
| 04 | AEROPORTO DE PARNAÍBA |
| 05 | GM ENERGIA SPE |
| 06 | RIO POTI ENERGIA |
| 07 | ÁGUAS DE TERESINA |
| 08 | EVVIA ENGENHARIA DE CONTRATOS |
| 09 | SOCIEDADE NACIONAL DE APOIORODOVIARIO E TURISTICO LTDA |

Tags: #Piauí, #SEMPI, #SEMPI #PiauísemMisoginia #21DiasdeAtivismo, ProtocoloEiMermãNãoSeCale