Ônibus Lilás leva orientações sobre enfrentamento à violência contra a mulher para a comunidade Embiratanha, em São Gonçalo do Piauí

A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) realizou, nesta quinta-feira (31), uma ação itinerante no município de São Gonçalo do Piauí, levando o Ônibus Lilás até a comunidade Embiratanha. A iniciativa promoveu uma roda de conversa sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher e os caminhos para o acolhimento e enfrentamento dessas situações.

A atividade integra as ações da SEMPI voltadas à interiorização das políticas públicas para as mulheres, com foco no fortalecimento do acesso à informação e à rede de proteção, especialmente em localidades distantes dos centros urbanos. Durante o encontro, foram abordadas as formas de violência — física, psicológica, patrimonial, moral e sexual — e apresentados os serviços e canais de apoio disponíveis no município e no estado.

A ação contou com a parceria da Prefeitura de São Gonçalo do Piauí e reuniu diversos serviços ofertados à comunidade, como atendimentos do CRAS, programa Criança Feliz, CadÚnico, Emulti, além de emissão de RG, orientações jurídicas e a própria roda de conversa.

Para a coordenadora do CRAS local, Michelle Moura, a atividade foi um momento importante de diálogo e mobilização social. “Foi muito gratificante participar dessa ação de prevenção à violência contra a mulher. Tivemos uma roda de conversa bastante participativa, levamos os serviços do CRAS e pudemos ver o engajamento da comunidade. Foi um trabalho prazeroso e produtivo, e estamos de portas abertas para continuar fortalecendo essas parcerias e ampliando esse trabalho”, afirmou.

Entre os participantes da roda de conversa, o instrutor do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Raimundo Barbosa, destacou a importância da escuta e da conscientização sobre o tema. “O momento foi muito oportuno. Os assuntos abordados foram de grande relevância para o enfrentamento à violência contra a mulher. Nós, homens, especialmente, precisamos de mais educação e empenho para compreender a importância dessa pauta e contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e segura para todas”, declarou.

O Ônibus Lilás é uma das principais estratégias da SEMPI para levar informação, acolhimento e orientação às mulheres nos territórios mais afastados, promovendo cidadania e fortalecendo a rede de proteção por meio do diálogo direto com as comunidades.

Tags: , ,

 
 

Leia Também