Secretaria das Mulheres e Fetag alinham parceria para a atuação do Ônibus Lilás em 2025

A Secretaria das Mulheres promoveu uma reunião, nesta quarta-feira (22), com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) para alinhar as ações do projeto das unidades móveis de atendimento às mulheres em situação de violência no campo da floresta e das águas, em 2025, a iniciativa é mais conhecida como Ônibus Lilás.

O principal objetivo do encontro foi elaborar estratégias que ampliem a participação dos sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais na articulação e no alinhamento das rotas dos ônibus das unidades móveis. Os encaminhamentos foram estabelecidos após a apresentação do calendário das rotas para 2025, onde foram detalhados os critérios utilizados na definição dos municípios atendidos. Essa abordagem visa garantir uma melhor integração e atender de forma mais eficaz às necessidades das comunidades rurais.

A gerente do Centro de Referência Francisca Trindade, Joelfa Farias, relembrou que as unidades móveis dos Ônibus Lilás são uma conquista das mulheres, das trabalhadoras rurais, através da Marcha das Margaridas e reforçou a importância de agir em parceria com a Federação.

“A Fetag, junto com os sindicatos, são parceiros imprescindíveis nessa ação, nesse projeto. Nós tivemos o diálogo para estar contactando, recebendo da Federação, o contato dos polos atualizados, onde tem os sindicatos, para melhorarmos, cada vez mais, essa articulação e parceria”.

Para a assessora da Federação, Adriana Rodrigues, é importante trabalhar para que os serviços do ônibus cheguem às mulheres que residem em localidades mais afastadas. “Nos comprometemos em apoiar a articulação, junto aos sindicatos de trabalhadores e trabalhadores rurais, para garantir que os serviços cheguem às mulheres que mais precisam, que são as mulheres em situação de violência, sobretudo aquelas com maior dificuldade de acesso aos mecanismos de denúncia e de acolhimento, bem como também nos disponibilizarmos a contribuir nas horas de contato”, declarou.

Tags: , , ,

 
 

Leia Também