SEMPI reforça rede de proteção e atendimento a mulheres vítimas de violência no Piauí

A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) segue fortalecendo as políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero, com ações voltadas à prevenção, acolhimento e garantia de direitos. Um dos principais pilares dessa atuação é a informação: reconhecer os sinais de violência e saber onde buscar ajuda são passos fundamentais para romper o ciclo da violência.

A violência contra a mulher vai além da agressão física. A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) define cinco formas de violência doméstica e familiar: física, psicológica, sexual, moral e patrimonial. Todas são crimes e devem ser denunciadas.

“Todas essas formas de violência são consideradas crime. Tem mulheres que sofrem uma delas, mas, infelizmente, também existem muitas que enfrentam várias dessas violências ao mesmo tempo. Por isso, é fundamental que, se você está passando por qualquer uma dessas situações, busque ajuda. Procure apoio, denuncie. Você pode ir até um CRAS, onde vai receber orientação e informação. Pode ir também ao CREAS, que oferece um atendimento mais específico. Se for o caso, procure uma delegacia — qualquer delegacia, hoje, está preparada para registrar denúncias de violência doméstica. Mas se tiver acesso, vá até uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. Aqui no Piauí, por exemplo, todas as cidades polo dos territórios têm esse tipo de atendimento. O mais importante é não se calar. Procurar apoio é o primeiro passo para compreender a situação e conseguir romper com o ciclo de violência. Você não está sozinha. Tem uma rede pronta pra te acolher e te apoiar”, destaca a diretora de Enfrentamento à Violência da SEMPI, Ana Cleide Nascimento.

Além da rede de apoio tradicional, a SEMPI mantém o serviço “Ei, mermã, não se cale!”, que leva informações diretamente à população sobre como identificar, reagir e denunciar situações de violência. O canal também recebe denúncias e oferece atendimento com profissionais capacitados para realizar escuta qualificada e encaminhamento para a rede de apoio.

O Centro de Referência para a Mulher em Situações de Violência Francisca Trindade é outro equipamento fundamental.

“O Centro de Referência tem o papel fundamental de oferecer atendimento psicossocial e jurídico para mulheres em situação de violência doméstica e familiar de todo o estado, além de ser responsável pela formação da rede de atendimento à mulher no Piauí. Nosso papel é acolher, orientar e fortalecer a mulher, não só para que ela possa fazer a denúncia, mas para que esteja fortalecida para romper o ciclo de violência. O Centro existe há 18 anos e hoje funciona na sede da Secretaria das Mulheres do Estado do Piauí, na Av. Petrônio Portela, 1900, bairro Aeroporto. O telefone é (86) 9433-0809, disponível também por WhatsApp, tanto para as mulheres em situação de violência quanto para integrantes da rede que precisem tirar dúvidas”, explica a gerente do Centro de Referência, Joelfa Farias.

Outro ponto estratégico da rede é a Casa da Mulher Brasileira (CMB), localizada na Avenida Roraima, 2563, bairro Aeroporto, zona norte da capital. O espaço reúne, em um só lugar, serviços especializados como: Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM); Ministério Público; Defensoria Pública; atendimento psicossocial e jurídico; apoio à inserção no mercado de trabalho; emissão de documentos e orientação sobre direitos.

“A Casa da Mulher Brasileira de Teresina funciona com gestão compartilhada entre o Governo do Estado e a Secretaria das Mulheres. Reunimos, em um único espaço, os principais serviços especializados de atendimento à mulher em situação de violência: atendimento psicossocial, alojamento de passagem, brinquedoteca, Defensoria Pública, Delegacia e 2º Juizado. Além disso, contamos com um serviço fundamental, que é a promoção da autonomia econômica, garantindo oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Nosso objetivo é oferecer um atendimento integral, onde a mulher possa ter todas as suas demandas resolvidas — desde o acolhimento psicossocial e a obtenção de medidas protetivas até o encaminhamento para sua independência econômica”, destaca a coordenadora estadual da CMB, Andrea Bastos.

A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, destaca que o Governo do Estado, por meio da SEMPI, está comprometido em ampliar e fortalecer os serviços de proteção à mulher em todas as regiões do Piauí. “Hoje, já são cerca de 80 Secretarias Municipais da Mulher no estado. Além disso, todas as delegacias estão aptas a receber denúncias de violência doméstica. Mas o mais importante é: não se cale. Sua vida importa. Busque ajuda. Vamos seguir firmes na construção de um Piauí com feminicídio zero”, afirma.

A SEMPI reforça ainda a importância da denúncia por meio do Disque 180, central telefônica gratuita, nacional e confidencial, disponível 24h por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. O serviço garante orientação e encaminhamento das vítimas para os órgãos competentes.

Confira abaixo os principais pontos de atendimento em Teresina:

Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher – Teresina
🔹 1ª DELEGACIA ESPECIALIZADA NO ATENDIMENTO À MULHER DE TERESINA (AISP CENTRO)
Rua Coelho Rodrigues, 760, Centro
Email: deamcentro.te@pc.pi.gov.br
Delegada: Tânia Gonçalves de Miranda

🔹 2ª DELEGACIA ESPECIALIZADA NO ATENDIMENTO À MULHER DE TERESINA (AISP NORTE 1 E AISP NORTE 2)
Av. Roraima, 2563, Aeroporto
Email: deamnorte.te@pc.pi.gov.br
Delegada: Cláudia Elisa Ribeiro Pinheiro

🔹 3ª DELEGACIA ESPECIALIZADA NO ATENDIMENTO À MULHER DE TERESINA (AISP SUL 1 E AISP SUL 2)
Av. Henry Wall de Carvalho, s/n, Saci
Email: deamsul.te@pc.pi.gov.br
Delegada: Eliane Morgado Sanches

🔹 4ª DELEGACIA ESPECIALIZADA NO ATENDIMENTO À MULHER DE TERESINA (AISP SUDESTE 1 E AISP SUDESTE 2)
Conj. Dirceu Arcoverde (por trás do 8º DP)
Email: deamsudeste.te@pc.pi.gov.br
Delegada: Alexsandra de Sousa Alves da Silva

🔹 DELEGACIA ESPECIALIZADA NO ATENDIMENTO À MULHER – UNIDADE CASA DA MULHER BRAILSEIRA (AISP LESTE 1 E AISP LESTE 2)
Av. Roraima, 2563, Aeroporto
Delegada: Lucivânia Vidal

🔹 DELEGACIA ESPECIALIZADA EM FEMINICÍDIO
Av. Pedro Freitas, s/n, bairro Vermelha
Email: delegaciafeminicidio@pc.pi.gov.br
Delegada: Nathália Sampaio de Figueiredo

🔹 CENTRAL DE FLAGRANTES DE ATENDIMENTO À MULHER E AOS GRUPOS VULNERÁVEIS DE TERESINA (24h)
Rua Coelho de Resende, s/n, Centro-Sul
Delegada: Roberta Thaís Leitão

A SEMPI reitera seu compromisso com a promoção da vida, da dignidade e da segurança das mulheres piauienses. O combate à violência de gênero é um dever coletivo e contínuo.

Tags: , , , ,

 
 

Leia Também