SEMPI participa do Fórum Serviço Social no Combate à Violência contra a Mulher na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa

Nesta sexta-feira (22), a Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) participou do Fórum Serviço Social no Combate à Violência contra a Mulher, realizado no auditório da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), em Teresina. O evento reuniu profissionais de diversas áreas para debater a atuação do Serviço Social, políticas públicas, estratégias de acolhimento e os desafios do enfrentamento à violência de gênero.

Durante a programação, foram discutidos temas como estatísticas da violência de gênero, representatividade feminina em espaços historicamente masculinos, desafios na investigação de feminicídios, políticas públicas e redes de proteção, construção da masculinidade não violenta, além da atuação do Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS).

A diretora-geral da NMDER, Carmen Ramos, destacou a importância do evento: “Nesse fórum estamos reunindo palestrantes de áreas como segurança pública, proteção social, Serviço Social e Casa da Mulher Brasileira, para debater a violência contra a mulher, que é uma preocupação constante. Os números ainda são alarmantes e é preciso que as políticas públicas sejam intersetoriais, prevenindo, promovendo e oferecendo assistência. Aqui na maternidade, o SAMVIS atua há 21 anos com uma equipe multiprofissional que oferece atendimento médico, acolhimento psicológico e assistência social. Também somos o único serviço credenciado para realização do aborto legal nos casos de estupro, garantindo atendimento seguro e protegido às mulheres que manifestam essa vontade. Estamos muito felizes com o fórum e esperamos sair com encaminhamentos que fortaleçam a proteção e atenção à mulher vítima de violência.”

A diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da SEMPI, Ana Cleide Ferreira do Nascimento, destacou a relevância do espaço de integração: “Hoje estamos debatendo dados sobre a violência tanto no Piauí como no Brasil, rede de atendimento e empoderamento feminino. Esse fórum é importante porque integra informações e fluxos de atendimento, sobretudo no enfrentamento à violência sexual.”

Para a coordenadora estadual da Casa da Mulher Brasileira de Teresina, Andrea Bastos, o fórum fortalece a articulação entre instituições: “Um momento exitoso de diálogos e informações para o enfrentamento à violência contra a mulher. É um impacto positivo de suma importância para a união da sociedade civil, órgãos estaduais e municipais nessa luta.”

A assistente social do Centro de Referência Francisca Trindade da SEMPI, Amanda Patrícia, reforçou a importância da disseminação de informações: “Quanto mais a rede estiver fortalecida e informada sobre o nosso trabalho, mais conseguiremos proteger as mulheres e reduzir os casos de feminicídio. O protocolo ‘Ei, Mermã, Não Se Cale’ é um exemplo de como podemos avançar na divulgação e na integração dos serviços.”

A coordenadora do Centro de Referência Francisca Trindade, Teresa Oliveira, reafirmou o compromisso da SEMPI em ampliar o alcance das políticas públicas: “Seguiremos contribuindo para fortalecer a rede de enfrentamento e garantir que nossos serviços cheguem às mulheres e meninas que mais precisam, tornando o Piauí um estado mais seguro para todas.”

A SEMPI mantém o serviço “Ei, mermã, não se cale!”, que leva informações diretamente à população sobre como identificar, reagir e denunciar situações de violência. O canal também recebe denúncias pelo WhatsApp 0800 000 1673 e oferece atendimento com profissionais capacitados para realizar escuta qualificada e encaminhamento para a rede de apoio.

Outro ponto estratégico da rede de enfrentamento à violência é a Casa da Mulher Brasileira (CMB), localizada na Avenida Roraima, 2563, bairro Aeroporto, zona norte da capital. O espaço reúne, em um só lugar, serviços especializados como: Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM); Ministério Público; Defensoria Pública; atendimento psicossocial e jurídico; apoio à inserção no mercado de trabalho; emissão de documentos e orientação sobre direitos.

Tags: , ,

 
 

Leia Também