Nesta quinta-feira, 8 de fevereiro, o Ministério das Mulheres realizou o lançamento do Painel do Ligue 180, uma ferramenta inovadora que disponibiliza informações detalhadas sobre os 2.576 serviços integrantes da rede de atendimento à mulher em situação de violência. A live de lançamento, transmitida pelo canal do YouTube do Ministério das Mulheres, contou com a participação da ministra Cida Gonçalves, da secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Denise Dau, e da coordenadora-geral do Ligue 180, Ellen Costa. A plataforma, acessível pelo link www.gov.br/mulheres/ligue180, representa um avanço ao fornecer dados como quantidade, distribuição regional, endereços, modalidades de serviços e contatos. A iniciativa amplia o acesso à rede de atendimento e fortalece a proteção às mulheres em todo o País.
Segundo a coordenadora-geral do Ligue 180, Ellen Costa, o painel lançado é interativo e disponibiliza informações sobre a rede de atendimento mapeada pelo Ligue 180, que por sua vez abrange tanto os serviços telefônicos quanto aqueles fornecidos via WhatsApp. Ela destaca que a plataforma compreende pelo menos nove tipos de serviços, suas descrições e um mapa que permite a localização dos serviços com base na geolocalização do usuário. “Ao clicar no endereço do serviço, uma nova aba direcionada ao Google Maps é aberta, facilitando o deslocamento até o local desejado”, explica. Além disso, Ellen ressalta que a aba de análise da rede oferece informações sobre a quantidade de serviços por tipo e por unidade federativa, proporcionando também a impressão de uma lista mais detalhada desses serviços. Ela explica que essas informações são úteis tanto para gestores públicos quanto para estudantes e a população em geral, e, durante o período de Carnaval, a ferramenta se mostra especialmente oportuna.
A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, que já pode ser acionada via telefone e WhatsApp, desempenha um papel importante no recebimento de denúncias de violência contra a mulher e na oferta de informações sobre direitos e serviços de acolhimento. Agora, o Painel do Ligue 180, disponível no site do Ministério das Mulheres, emerge como uma ferramenta adicional, permitindo à população consultar, de forma intuitiva, dados sobre Delegacias Especializadas, Núcleos na Defensoria Pública, Promotorias, Juizados, Centros de Referência, Casas Abrigo, Serviços de Saúde e outros componentes essenciais da rede de atendimento.
A rede de atendimento estadual, que vem sendo divulgada pela SEMPI mais intensamente neste período de campanha de Carnaval, compreende o serviço de Central de Atendimento à Mulher – 180, que funciona através de ligação direta e também através do whatsapp pelo número (61) 99610-0180. Em caso de emergência, as mulheres podem enviar mensagem via WhatsApp ou ligar diretamente para a Central “Ei, mermã, não se cale” (0800 000 1673), que oferece atendimento psicossocial imediato e integra a mulher na rede de proteção e monitoramento.
O Painel do Ligue 180 segue em direção à transparência e ao fortalecimento das estratégias de combate à violência contra a mulher. Para acessar e conhecer mais sobre essa iniciativa, basta acessar: www.gov.br/mulheres/ligue180.
Tags: #Ligue180, #SEMPI, ligue180, mulheres, ProtocoloEiMermãNãoSeCale