A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI) promoveu a 3ª ação desta quinta-feira (8) no aeroporto de Teresina, divulgando a campanha do Carnaval Massa “Só se eu quiser… #NãoéNão!”. A iniciativa visa impor limites à violação do corpo da mulher, destacando a importância de combater a importunação sexual, crime com pena de 1 a 5 anos. A campanha busca enfrentar a misoginia e outras formas de violência que afetam mulheres, especialmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade. A equipe da SEMPI estará amanhã (9) na rodoviária de Teresina durante a tarde e pela manhã na SEAD (Secretaria de Administração do Piauí). A divulgação de amanhã acontecerá também em outros municípios, como na BR 343 de Campo Maior e na BR 316 de Demerval Lobão, incluindo uma roda de conversa sobre importunação sexual na Escola Estadual Campo Maior às 11h.
No aeroporto, as viajantes receberam material informativo, incluindo os canais de atendimento às mulheres vítimas de violência. A gerente do Centro de Referência Francisca Trindade, Joelfa Farias, ressaltou o papel do Centro em oferecer atendimentos psicossociais e jurídicos, além de orientações e acolhimento tanto para mulheres que já buscaram denunciar na delegacia quanto para aquela mulher que ainda precisa ser orientada sobre como proceder quando ela decide romper com o ciclo de violência. Ela destacou a importância do material alcançar também os homens, conscientizando sobre suas atitudes e as penalidades. “Estamos hoje entregando todo esse material para que as pessoas consigam entender que não é não, não só aqui no nosso Estado, mas que possam levar a mensagem para onde estiverem viajando”, explica.
“A equipe também está se deslocando para os locais frequentados pelas pessoas que saem de Teresina, pois o Carnaval é a maior festa do Brasil”, destaca a gerente de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, Roberta Mara. “Considerando as experiências que enfrentamos e podemos enfrentar durante o Carnaval, como a importunação sexual, estamos enfatizando a rede de proteção neste período. No entanto, nosso objetivo é alcançar a eliminação de qualquer forma de violência contra a mulher a curto, médio e longo prazo”, afirma.
A campanha da Secretaria das Mulheres é baseada na Lei de Importunação Sexual (13.718/18) e no Piauí Sem Misoginia. A Central “Ei, mermã, não se cale” atende 24 horas por dia pelo 0800 000 1673, e não somente neste período de carnaval, mas durante todo o ano. A SEMPI atua de forma integrada com a rede de proteção à mulher, órgãos institucionais e sociedade civil.
Tags: #carnavalmassa, #nãoénão, #naoenao, #SEMPI, mulheres, ProtocoloEiMermãNãoSeCale