Nesta quinta-feira (25), o Ônibus Lilás da Secretaria Estadual das Mulheres (SEMPI), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), Defensoria Pública do Estado e SASC, esteve presente no município de São Raimundo Nonato, no bairro Santa Luzia, oferecendo diversos serviços à comunidade. A iniciativa contou com palestras sobre a Lei Maria da Penha, atendimento psicossocial, emissão de novas identidades, serviços de autocuidado, e um plantão jurídico da Defensoria Pública para resolver casos e demandas consensuais, como divórcios e reconhecimento voluntário de paternidade. A ação, realizada no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, foi destacada pela secretária Zenaide Lustosa, que ressaltou a importância de tais atividades para a prevenção da violência contra a mulher. Mais tarde, as ações também estarão presentes no Festival Ópera da Serra, em São Raimundo Nonato, integrando as atividades do evento cultural.
“Neste 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, de Tereza de Benguela, nós estamos aqui em São Raimundo Nonato, numa ação com o Ônibus Lilás. Já estivemos aqui também, nesta semana, em algumas comunidades quilombolas, desenvolvendo o projeto do território Serra da Capivara. Estamos também, com a ação do Ônibus Lilás, em Parnaíba, no litoral piauiense, nesse período de férias de verão, fazendo todo esse trabalho de prevenção à violência contra as mulheres”, conta a secretária de Estado das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa.
A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de São Raimundo Nonato, Edna Fonseca, destacou a importância desses serviços, observando que muitos moradores do município não conheciam as ofertas do Ônibus Lilás, como os serviços da Defensoria Pública e os serviços de autocuidado. “Essa ação contribui para o enfrentamento à violência contra as mulheres do território Serra da Capivara e a Secretaria de Mulheres de São Raimundo Nonato trabalha de forma contínua para o fim da violência”, conta.
A soldada Milena Andrade integra a Patrulha Maria da Penha do município. “Nossa atuação envolve a fiscalização de medidas protetivas, realizando visitas diárias, semanais e mensais a mulheres vítimas de violência doméstica, encaminhadas a nós pelo judiciário e também por meio de nossa rede de prevenção e combate à violência doméstica”, relata. A Patrulha, em conjunto com o Ônibus Lilás, desempenha um papel essencial ao tornar esses serviços mais acessíveis às mulheres que enfrentam situações de violência.
Shirley Viana Ribeiro, mãe e residente do município, também participou das ações. “A importância desse movimento para as mulheres é enorme, pois precisamos de mais segurança. Hoje em dia, tirar documentos se tornou mais fácil para as mulheres, algo que antes era muito complicado. É essencial priorizar essas questões. Felizmente, as coisas estão melhorando e acredito que vão melhorar ainda mais. É maravilhoso sentir-se acolhida pelo governo e por todos que estão aqui para nos atender”, afirma.
Jamilly Vitória de Negreiros, de 14 anos, estava presente e falou que ações como essa proporcionam mais segurança para as mulheres e que ela entende o que é violência contra a mulher por meio da literatura. “Conheço a violência doméstica pelas leituras que fiz e não admito isso. Parece ser muito traumatizante para quem passa por essa situação”, comenta.
Jeferson Torres, outro participante da ação, enfatizou a importância de os homens tratarem melhor as mulheres, sem violência, sem agressões e sem feminicídios. “É um movimento muito bacana e interessante. Eu queria deixar meu relato para que os homens não violentem as mulheres e as tratem melhor”, disse.
No dia 26 de julho, o Ônibus estará em Dirceu Arcoverde. Nos dias 30 e 31 de julho, estará em Oeiras, atendendo as comunidades quilombolas Canadá Corrente, Cantinho Corrente, Queiroz e Canto Fazenda Frade. Durante o mês, o Ônibus já visitou Regeneração, Piracuruca, Piripiri, Inhuma, Sussuapara e Picos, além da capital, Teresina. “Vamos continuar essa jornada até o final do mês, promovendo a prevenção à violência contra a mulher”, destacou a secretária Zenaide.
Tags: #Piauí, #SaoRaimundoNonato, #SEMPI, mulheres, ÔnibusLilás, ProtocoloEiMermãNãoSeCale