DUP
DUP – Diretoria de Unidade de Planejamento
Planejamento no âmbito do SUS
Define-se como Sistema de Planejamento do Sistema Único de Saúde – PlanejaSUS – a atuação contínua, articulada, integrada e solidária das áreas de planejamento das três esferas de gestão do SUS. Tal forma de desempenho deve possibilitar a consolidação da cultura de planejamento de forma transversal às demais ações desenvolvidas no Sistema Único de Saúde. Nesse sentido, o PlanejaSUS deve ser entendido como estratégia relevante à efetivação do SUS e para o seu funcionamento são claramente definidos os objetivos e as responsabilidades das áreas de planejamento de cada uma das esferas de gestão, de modo a conferir efetiva direcionalidade ao processo de planejamento que compreende o monitoramento e a avaliação.
O papel das áreas de planejamento nas três esferas é, em síntese: • coordenar os processos de formulação, monitoramento e avaliação dos instrumentos básicos do PlanejaSUS; e • prover as demais áreas técnicas de mecanismos – como métodos e processos – para que possam formular, monitorar e avaliar os seus respectivos instrumentos, segundo as suas especificidades e necessidades. Fomentar a reorganização de programas e projetos governamentais de forma a ampliar a eficiência, a eficácia e efetividade da Política Pública de Saúde.
No âmbito estadual cabe à área de Planejamento:
a) organização e coordenação do PlanejaSUS e apoio a este processo nos municípios;
b) coordenação do processo de planejamento regional integrado (PRI) de forma articulada e participativa, com a aplicação e adaptação – às realidades locais – das metodologias, processos e instrumentos pactuados no âmbito do PlanejaSUS;
c) apoio à organização e funcionamento das Comissões Intergestoras Regionais (CIR);
d) estímulo à criação e/ou apoio a câmaras específicas e grupos de trabalho das CIR e CIB em questões relativas ao planejamento no âmbito do SUS;
e) fortalecimento das áreas de planejamento do estado na área da saúde e apoio às referidas áreas municipais;
f) monitoramento e avaliação das ações de planejamento no âmbito estadual e apoio aos municípios para o desenvolvimento deste processo para a integração da gestão do SUS;
g) promoção e apoio à educação permanente em planejamento para os profissionais que atuam no contexto do planejamento no SUS, em parceria com o MS e municípios;
h) sensibilização dos gestores para incorporação do planejamento como instrumento estratégico de gestão do SUS;
i) coordenação do monitoramento através das áreas técnicas da SESAPI dos 11 (onze) Compromissos de Governo de forma interinstitucional entre SESAPI e SEPLAN, visando o cumprimento do Plano de Governo;
j) implantação, organização, acompanhamento, monitoramento e avaliação do CIEGES – Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS;
k) coordenação do Monitoramento mensal das ações orçamentárias do PPA através do Sistema Integrado de Administração Financeira do estado do Piauí – SIAFE-PI.
l) Coordenação das atividades referente ao projeto do Banco Mundial (BIRD)- Pilares do Desenvolvimento Humano;
m) Formalização das propostas Fundo a Fundo com o FNS/Ministério da Saúde (recursos de Emendas Parlamentares e Programa) e formalização de Convênios e Contratos de Repasses com o FNS/Ministério da Saúde e CEF (Recursos de Emendas Parlamentares e Programas);
n) Formalização dos repasses fundo a fundo das emendas impositivas estaduais
Destacam-se como responsabilidades comuns aos entes federados: formular, gerenciar, implementar e avaliar o processo permanente de planejamento participativo e integrado, de base local e ascendente, orientado por problemas e necessidades em saúde.
Os instrumentos básicos de planejamento devem possibilitar a qualificação das práticas de gerenciais do SUS e, por via de consequência, a resolubilidade tanto da sua gestão, quanto das ações e serviços prestados à partir das necessidades de saúde da população:
– Plano Estadual de Saúde (PES) – elaborado a cada 4 anos
– Planejamento Estratégico Situacional (subsídio para elaboração do PES)
– Programação Anual de Saúde (PAS) – elaborada anualmente
– Relatórios Detalhados do Quadrimestre Anterior (RDQA) – elaborados a cada 4 meses
– Relatório Anual de Gestão (RAG) – elaborado ao final de cada exercício
O Plano Estadual de Saúde conforma-se como o instrumento base para a execução, o acompanhamento, a avaliação da gestão do sistema de saúde e contempla todas as áreas da atenção à saúde, de modo a garantir a integralidade dessa atenção.
Para além destes instrumentos básicos do SUS, a Diretoria de Planejamento é responsável também pela elaboração do planejamento governamental previsto na constituição federal.
– Plano Plurianual de Saúde (PPA) – elaborado a cada 4 anos
– Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) – elaborada anualmente.
– Lei Orçamentária Anual (LOA) – elaborada anualmente
Referência
Brasil. Ministério da Saúde. Ministério da Saúde. Portaria de Consolidação N° 1 de 28 de setembro de 2017 – Título IV – do planejamento (art. 94 ao art. 108), Brasília, 2017.
Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. A Gestão do SUS/Conselho Nacional de Secretários de Saúde-Brasília: CONASS, 2015.132p.
Brasil. Ministério da Saúde. Decreto 7508 de 28 de junho de 2011. Brasília, 2011.
Brasil. Ministério da Saúde. Sistema de Planejamento do SUS (PlanejaSUS) : uma construção coletiva – trajetória e orientações de operacionalização / Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 318 p. – (Série B.). Textos Básicos de Saúde
PROJETO PIAUÍ – PILARES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO – PDH PIAUÍ
O projeto faz parte do Programa de Investimento em Saúde e Proteção Social para recuperação do desenvolvimento humano Pós-Covid-19.
O Governo do Piauí, em parceria com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), desenvolve o projeto Piauí Pilares do Desenvolvimento Humano – PDH PIAUÍ, com investimento de US$ 50 milhões do Banco Mundial e US$ 12,5 milhões do Governo Estadual.
O PDH PIAUÍ é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento do Piauí (SEPLAN) e têm como secretarias implementadoras, responsáveis pela execução das ações do investimento: a Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) e a Secretaria Estadual da Assistência Social (SASC).
Com foco na recuperação pós-pandemia, O PDH- Piauí objetiva fortalecer os sistemas de vigilância em saúde, proteção social e prestação de serviços de emprego para beneficiar a população vulnerável do estado.
Os objetivos específicos do Projeto são: Aumentar a capacidade de monitoramento da saúde da população do Piauí para detecção prematura de epidemias, documentação da disseminação de doenças, recomendações de medidas preventivas e de controle de ocorrência de agravos, e construção de cenários de morbidade e mortalidade; aumentar a capacidade protetiva do estado para fomentar a inclusão social e produtiva no Piauí por meio do fortalecimento da qualificação e integração dos serviços e benefícios de assistência social e de inclusão produtiva, implementar ações de vigilância alimentar e nutricional como parte da atenção primária de rotina; ampliar as medidas de prevenção e controle da desnutrição infantil e promoção de práticas alimentares saudáveis na atenção primária.
O projeto, com duração de cinco anos, e beneficiará toda a população do Piauí, abrangendo os 224 municípios com foco em ações para famílias em situação de vulnerabilidade social.
O Projeto está estruturado em 4 componentes: – Fortalecimento dos sistemas e capacidades de vigilância em saúde; – Fortalecimento dos Sistemas e capacidades de proteção social; – Apoio a uma maior segurança alimentar; – Gerenciamento do projeto.
Na área da saúde a meta é fortalecer o sistema estadual de vigilância em saúde, contemplando as áreas: epidemiológica, saúde do trabalhador, sanitária, ambiental, laboratorial, toxicológica e nutricional, através de melhorias nas estruturas físicas, descentralização de unidades e serviços, introdução de novos mecanismos de coordenação e gestão da prestação de serviços, com foco em populações prioritárias e regiões/áreas do estado com serviços mais deficitários, além de capacitação profissional e modernização tecnológica das unidades públicas.
Ciente de que não se faz vigilância sem cuidar do capital humano, as ações do PDH-Piauí estão alinhadas e voltadas transversalmente e intersetorialmente ao enfrentamento da violência de gênero e promoção da segurança alimentar no contexto de recuperação do crescimento e desenvolvimento no pós-pandemia.
Título | Tamanho | Data de Publicação | Baixar |
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Manual Operativo do Projeto - MOP | 2.64 MB | 03-07-2025 | BaixarVisualizar |
Contrato de Empréstimo - PIAUI HEALTH AND SOCIAL | 1.40 MB | 03-07-2025 | BaixarVisualizar |
Acordo de Garantia - PIAUI HEALTH AND SOCIAL | 1.23 MB | 03-07-2025 | BaixarVisualizar |
Marco de Gestão Ambiental e Social | 1.97 MB | 03-07-2025 | BaixarVisualizar |
Plano de Compromisso Ambiental e Social | 550.14 KB | 03-07-2025 | BaixarVisualizar |
Plano de Envolvimento das Partes Interessadas | 3.94 MB | 03-07-2025 | BaixarVisualizar |
Procedimentos de Gestão de Mão de Obra | 1.04 MB | 03-07-2025 | BaixarVisualizar |
Título | Tamanho | Data de Publicação | Baixar |
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Plano Estadual de Saúde 2024 -2027 - PI | 33.93 MB | 16-04-2024 | BaixarVisualizar |
Programação Anual de Saúde - 2024 | 1.57 MB | 16-04-2024 | BaixarVisualizar |
PPA - Objetivos, Diretrizes e Indicadores de Resultados | 597.64 KB | 16-04-2024 | BaixarVisualizar |
PPA - Metas Físicas e Financeiras | 142.97 KB | 16-04-2024 | BaixarVisualizar |
Lei Orçamentária Anual da Sesapi - 2024 | 47.87 KB | 16-04-2024 | BaixarVisualizar |
Título | Tamanho | Data de Publicação | Baixar |
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Apresentação PRI | 1.43 MB | 02-07-2025 | BaixarVisualizar |
Manual de Capacitação de Facilitadores PRI | 2.67 MB | 02-07-2025 | BaixarVisualizar |
Portaria GM MS 2830 dez 2023 prorroga execuçao PORT 1812 2020 | 698.25 KB | 02-07-2025 | BaixarVisualizar |
Portaria SESAPI N° 1506 de 07.03.24 GCE PRI | 108.07 KB | 02-07-2025 | BaixarVisualizar |
Portaria SESAPI N° 5718 DE 12.09.23 - GTMR CERRADOS | 630.68 KB | 02-07-2025 | BaixarVisualizar |
Portaria SESAPI N° 5722 de 12.09.23 GTMR SEMIÁRIDO | 634.48 KB | 02-07-2025 | BaixarVisualizar |
Portaria SESAPI N° 5727 de 12.09.23 GTMR MEIO NORTE | 740.96 KB | 02-07-2025 | BaixarVisualizar |
Portaria SESAPI N° 5725 de 12.09.23 GTMR LITORAL | 737.49 KB | 02-07-2025 | BaixarVisualizar |
Relatório PRI-Consolidado de Produtos Oficinas Regionais jul a dez 2022 | 2.43 MB | 02-07-2025 | BaixarVisualizar |
Relatório Diagnóstico do PRI - PI | 1.20 MB | 02-07-2025 | BaixarVisualizar |
Título | Tamanho | Data de Publicação | Baixar |
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Relatório de Gestão da Saúde 2024 -SESAPI | 5.63 MB | 03-07-2025 | BaixarVisualizar |