Dentro do conceito de tornar o Piauí o estado mais digital do país, principalmente na oferta de serviços públicos, a Procuradoria Geral do Estado do Piauí tem priorizado a modernização tecnológica do órgão. Para isso, uma comissão liderada pelo Procurador-Geral, Pierot Júnior, viajou essa semana a Porto Velho, em Rondônia, para assinar um convênio de transferência de tecnologia com a PGE daquele Estado, que vai agilizar a gestão de processos administrativos e judiciais.
Trata-se do Kanoê, um sistema desenvolvido pela própria PGE/RO que opera como gestor de processos judiciais e administrativos. Foi verificado, em estudo técnico desenvolvido pelo Comitê de Apoio à Gestão Estratégica da PGE-PI (PGEST), que o programa atendia às necessidades da instituição, no intuito de promover avanços tecnológicos no órgão e otimizar as rotinas da PGE-PI.
“É mais uma ferramenta digital de trabalho que estamos levando para o Piauí, que vai nos permitir a elaboração de manifestações judiciais e administrativas com mais eficiência”, destacou o Procurador-Geral do Estado do Piauí, Pierot Júnior.
Já o Procurador-Geral do Estado de Rondônia, Thiago Denger, enfatizou a importância da parceria entre os órgãos. “Essa cooperação permite a transferência de tecnologia e conhecimento, capacitando o Piauí a integrar e otimizar sua gestão de processos. Além de economizar recursos públicos, essa iniciativa demonstra o poder da colaboração entre estados em prol de um serviço público mais eficiente, fortalecendo o acesso à justiça para a sociedade”, pontuou.
O sistema Kanoê possibilita a integração das atividades, sistemas e bancos de dados relacionados ao trabalho da Procuradoria em uma única plataforma, aumentando a eficiência na produção de peças judiciais e administrativas e a governança das ações, além de empregar ferramentas de automação para ampliar a produtividade. Pretende-se, com a ferramenta, otimizar o trabalho dos Procuradores e da área de apoio da PGE.
Os Procuradores Victor Lima, Paulo Maneco e Francisco Diego, e o Gerente de Tecnologia da Informação da PGE/PI, Sérgio Baião, também compuseram a comitiva piauiense e explicaram que a assinatura do acordo entre a PGE/RO e a PGE/PI faz com que o investimento público no desenvolvimento do Sistema Kanoê seja benéfico para a sociedade como um todo. Trata-se de um intercâmbio de conhecimento e de recursos que certamente fortalecerá a parceria entre os estados e promoverá um serviço público mais eficaz.