A Procuradoria-Geral do Estado do Piauí completou 50 anos de existência.
Meio século de vida.

Fatos importantes marcaram o ano de 1973, como o cessar-fogo entre Estados Unidos e Vietnã e a assinatura do tratado de Itaipu para geração de energia elétrica, entre Brasil e Paraguai. Foi um ano de perdas de grandes personalidades, como o pintor espanhol Pablo Picasso, morto na França, e o ator e mestre em artes marciais Bruce Lee. Aqui no Piauí, vivíamos o primeiro mandato do governador Alberto Silva. Era um tempo de avanço na construção de obras e na modernização do serviço público.

No dia 27 de fevereiro daquele ano, com a promulgação da lei delegada 91, criou-se a PGE/PI. Antes, os advogados públicos eram lotados no Departamento Jurídico do Estado. Exatos 15 anos depois, a carreira de Procurador foi reconhecida pela Constituição de 1988 como função essencial à Justiça e imprescindível ao funcionamento do Estado Democrático de Direito.

Agora, 50 anos depois, o órgão comemora toda essa evolução e os ganhos para a sociedade piauiense sendo o órgão responsável pela representação judicial, consultoria jurídica e defesa dos interesses do Piauí. Durante essas cinco décadas de existência, esse trabalho foi intensificado e se modernizou, proporcionando melhores resultados ao Estado.

A entidade, que sempre esteve na vanguarda dos trabalhos jurídicos, continua olhando para frente, sempre buscando melhorias nos processos de assessoramento e de defesa do Estado. Hoje, a Procuradoria atua em diversas frentes de modernização, como na digitalização de todo o seu acervo documental e processual, na melhoria de sistemas e processos e na gestão estratégica.

Uma bela sessão solene em homenagem à passagem dos 50 anos foi realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Piauí. O evento foi bastante prestigiado por autoridades, gestores e pela população. O presidente da Casa, deputado Franzé Silva, fez questão de comentar:

“Essa sessão é um merecido reconhecimento do papel da PGE/PI, tanto dos procuradores atuais como também dos que já se aposentaram, que não estão mais na ativa, mas que sempre olharam para o Piauí com respeito e zelo”.

O governador Rafael Fonteles também se fez presente e anunciou a construção da nova sede do órgão. O chefe do Executivo Estadual enfatizou o papel da PGE/PI como instituição que defende juridicamente os interesses do Estado e enalteceu a qualidade dos procuradores e procuradoras:

“É uma instituição de Estado, não é de governo. E que fez a defesa do Governo nas instâncias judiciárias. Não é à toa que a gente está obtendo diversas vitórias jurídicas em função de competências técnicas desses homens e mulheres que fazem a PGE. A homenagem é justa, pois é uma importante instituição que defende o Estado do Piauí e, portanto, o povo do Piauí”.

Trata-se de uma longa e bonita trajetória na defesa do interesse público, na representação judicial do Estado, na cobrança e recuperação do crédito público e na consultoria da administração. Onde há uma política pública há uma manifestação jurídica da PGE/PI para conferir legalidade ao ato do gestor, beneficiando todos os piauienses.

Que venham mais 50 anos.

Alepi realiza sessão em homenagem aos 50 anos de PGE

Durante o evento, várias autoridades foram agraciadas com medalha dos 50 anos da PGE/PI.

Rafael Fonteles recebe honraria em homenagem aos 50 anos da PGE

Solenidade aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí

Procurador Geral do Estado sobre o litigio CE x PI

PGE afirma que argumentos sobre litígio com o CE favorecem o PI e destaca importância da perícia: ‘imparcial’

Franzé Silva e Rafael Fonteles são homenageados pela PGE

O deputado Franzé Silva destacou a importância da PGE nos litígios de terras entre estados

Sessão solene na ALEPI

Procuradoria Geral do Estado do Piauí celebra 50 anos em sessão solene na Assembleia

50 anos da Procuradoria do Estado

A Assembleia Legislativa realizou sessão solene em homenagem aos 50 anos da Procuradoria-Geral do Estado, comemorado em 27 de fevereiro.

50 Anos da PGE

Alepi realiza sessão solene em comemoração aos 50 anos de PGE

50 Anos da PGE

Solenidade enaltece o papel do órgão

 
 

close-link