A Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE-PI) continua no caminho de sucesso em suas tratativas de acordos através da Cemapi (Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos Administrativos da PGE-PI). Isso se deve pelo fato de que, em visita ao município de Luís Correia na última segunda-feira (20), litoral piauiense, a entidade realizou sete sessões de mediação selando acordos em todas elas.
A comitiva da PGE-PI foi liderada pelo Procurador Luiz Filipe Ribeiro, chefe da Cemapi, que também contou com a colaboração do Procurador Lívio Bonfim, chefe da Procuradoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente. Na oportunidade, a equipe mediou o diálogo entre a Companhia de Terminais Alfandegados do Piauí (Porto-PI) e um grupo de pescadores da localidade Buraco.
“Extremamente oportuna a iniciativa dos interessados em buscar a via negociada para a solução da controvérsia, tendo em vista que a promoção do diálogo contribui para a pacificação social da sociedade como um todo”, avaliou o chefe da Cemapi, Luiz Filipe Ribeiro.
Com esses acordos selados, será viabilizada a instalação e operação do Terminal Pesqueiro, em Luís Correia, local que trará mais estrutura e segurança para os pescadores locais, om ênfase no comércio e da própria subsistência.
“Esse é um dos papéis da Procuradoria. Assessorar e mediar esses acordos para que todos esses impasses tenham uma resolução ágil, fazendo com que todas as partes saiam satisfeitas após as reuniões”, comentou o Procurador-Geral, Pierot Júnior.
Na ocasião, ainda estiveram presentes Bárbara Dantas, Diretora de Gestão de Patrimônio Imobiliário da Sead (Secretaria de Administração do Estado) e o Denio Igor Pontes, representante da Companhia de Terminais Alfandegados do Piauí e Macela Leal, assessora jurídica da Cemapi.