Ginástica laboral muda rotina de trabalho na PGE-PI e servidores celebram: “É um bem-estar diferenciado”

A qualidade de vida no ambiente de trabalho é algo fundamental. Pensando nisso, a Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE-PI) instituiu como tarefa semanal, um momento de pausa nas atividades da casa para que os servidores possam desenvolver exercícios através da ginástica laboral.

A iniciativa, proposta pelo Centro de Estudos da PGE-PI, tem trazido mais conforto e ânimo nas manhãs de segunda-feira. A servidora Thayná Tavares conta que a prática tem auxiliado no melhor desempenho de seus trabalhos, além de iniciar a semana com a ativação do corpo para outras atividades.

“Após o início da prática de ginástica laboral, pude desenvolver melhor as minhas atividades profissionais. Ao final de cada prática, o nosso corpo fica mais energizado e a sensação de relaxamento nos invade”, destacou a servidora.

A ginástica laboral é a prática de exercícios corporais realizada por trabalhadores a fim de prevenir acidentes de trabalho e melhorar as condições de saúde. O alongamento é o principal exercício realizado.

“Tem nos proporcionado um bem-estar diferenciado. Sinto que após os exercícios, nosso retorno ao trabalho tem mais motivação. No início, como era uma novidade, via muita gente tímida, mas depois a turma foi se acostumando e entendendo a real função da atividade”, comentou o servidor Ernani Alcântara, que atua na Procuradoria Fiscal da PGE-PI.

Os benefícios da ginástica laboral vão muito além da parte física. Segundo o profissional da Educação Física, Jesus Fernandes, o lado emocional do servidor pode contribuir de forma significativa para um melhor desenvolvimento durante o expediente, o que ajuda no alcance dos resultados.

“A ginástica laboral tem papel fundamental no lado psicológico dos servidores, pois a prática ativa ainda mais a circulação sanguínea, melhora a coordenação motora e respiração. De certa forma, é um momento de descontração para todos que estão ali no pátio, e quando voltam aos seus postos de trabalho, o retorno é mais leve e menos cansativo”, completou Jesus Fernandes.

A atividade da ginástica laboral acontece sempre todas as segundas no pátio do prédio da PGE-PI e conta com a participação de todos os servidores e Procuradores da Instituição.

 
 

Leia Também

close-link