A Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE-PI) realizou na última sexta-feira (10) o Workshop sobre Escrita Jurídica através do ChatGPT, uma plataforma virtual de modelo de linguagem de inteligência artificial. O Evento aconteceu no Salão Cajueiro do Centro de Convenções de Teresina e foi ministrado pelo juiz federal e professor George Marmelstein, que veio de Fortaleza.
Na oportunidade, cerca de 90 pessoas entre Procuradores e os demais servidores da PGE-PI estiveram presentes. Entre os principais objetivos da apresentação do ChatGPT como instrumento aliado à escrita jurídica, o palestrante destacou sua importância para o futuro da mesma no âmbito jurídico.
“Atualmente, as ferramentas de inteligência artificial generativa como o ChatGPT estão sendo introduzidas na rotina profissional em várias áreas, inclusive sobretudo daquelas que trabalham com textos, com linguagem natural. Nós do Direito lidamos com produção de textos e interpretação, então a correta utilização do ChatGPT pelos profissionais da nossa área é fundamental para que possamos obter todos os potenciais, claro reconhecendo seus limites e, portanto, mitigando seus riscos”, disse o Juiz Federal George Marmelstein.
O evento foi composto por dois momentos, iniciado pela formação da mesa de honra capitaneada pelo Procurador-Geral do Estado, Pierot Júnior, e logo em seguida pela apresentação do curso e as principais finalidades da ferramenta.
O ChatGPT cria textos com base em regras já estabelecidas no contexto social real, auxiliando na produção de materiais para diversas áreas de conhecimento, como por exemplo desenvolver estratégias de marketing para determinada empresa.
“É a Procuradoria entrando na era da tecnologia nesse momento disruptivo de aprendizado, de transformação digital. Parabéns aos Procuradores, servidores, à nossa Escola Superior e nosso Centro de Estudos pela iniciativa em proporcionar algo tão inovador como esse workshop”, comentou o Procurador-Geral do Estado, Pierot Júnior.
O Workshop para Escrita Jurídica com ChatGPT foi uma iniciativa do Centro de Estudos, sob supervisão da Escola Superior da PGE-PI, que teve como organizador o Procurador Francisco Viana Filho.