Governo do Estado vai digitalizar e integrar os serviços de todos os órgãos públicos do Piauí

Adiantar alguns serviços sem a necessidade de deslocamento presencial, integrando todos os órgãos públicos do Piauí em um único site, de forma simples e fácil, até para aquelas pessoas que não “manjam” de Internet. Essa é a proposta do Governo do Estado discutida, na manhã desta quinta-feira (28), no Palácio de Karnak, com representantes de vários órgãos públicos e da governadora Regina Sousa.

“Uma das principais ações é a transformação digital do ambiente de negócios do Piauí. Já iniciamos um amplo processo de informatização das secretarias e vamos avançar para outras. Haverá uma integração entre todas elas, por meio de uma plataforma centrada na experiência do usuário e do empreendedor”, explica o diretor da Agência Investe Piauí, Vitor Hugo.

Esse processo de digitalização dos serviços é baseado no modelo existente na Estônia, considerado o país mais digital do mundo. Uma delegação do Piauí viajará ao país europeu em maio para conhecer a tecnologia local e transferi-la ao Piauí, por uma cooperação técnica. “O objetivo é transformar o Piauí no estado mais digital do Brasil”, prevê Vitor.

A presidente da Junta Comercial do Piauí (Jucepi), Alzenir Porto, explica que digitalização da administração estadual é uma continuação do programa Piauí Digital, que revolucionou a Jucepi, agilizando a abertura de novas empresas, reduzindo a burocracia e realizando a integração entre vários órgãos públicos necessários a abertura de novos negócios.

“Já conseguimos automatizar análises de aberturas de empresas de baixo risco e outros serviços em que tudo é feito pela máquina, sem a necessidade de um analista humano”, comenta Alzenir Porto.

A governadora Regina Sousa explica que a integração de todos os órgãos em um único sistema vai facilitar o acesso pelos usuários. “Alguns já estão avançados. O Corpo de Bombeiros triplicou a arrecadação só por já estar integrado no sistema”, comentou a governadora.

Richardson Santos,  Coordenador de Núcleos Setoriais de Informática da ATI, ressaltou que o papel da agência é fundamental, pois é ela quem coordena tudo. “A gente faz a conversação e integração entre os sistemas, como os entes envolvidos. A ideia é que o cidadão dará entrada em um único site para ter acesso a todos os serviços do Estado”, finalizou. Isso tudo vai gerar economia ao Estado, pois não será necessário imprimir papel para assinatura.

Estiveram presentes integrantes da Junta Comercial do Piauí, da Agência Investe Piauí, Agência de Tecnologia da Informação (ATI), além de outros órgãos estaduais.

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