Piauí Conectado

O projeto Piauí Conectado é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) e implantado pelo Governo do Estado, através da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) e da Superintendência de Parcerias e Concessões do Estado (Suparc), que vai garantir a execução da expansão da infraestrutura de Transporte de Dados, Voz e Imagem nos órgão da administração pública estadual como escolas, hospitais, delegacias e outros.

O Piauí Conectado prevê a implantação de infraestrutura tecnológica em todos os 224 municípios piauienses, totalizando 2.400 pontos de acesso à internet. Ao final das obras, o Piauí terá uma das redes de telecomunicação mais modernas do mundo, com mais de 11 mil km de fibra óptica instalados, e estará preparado para as tecnologias futuras, como a chegada do 5G. Até o mês de outubro de 2021 encontrava-se com a infraestrutura instalada conforme imagem a seguir:

Atualmente o projeto encontra-se na sua segunda fase, com mais de 100 municípios contemplados e com a perspectiva de conclusão do projeto até 2022.

Além da instalação em unidades do Governo Estadual, o projeto também disponibiliza internet gratuita em praças e outros espaços públicos, para uso livre da população. Serão aproximadamente 400 pontos de acesso à internet disponibilizados nestes espaços, através da rede de WI-FI grátis “Piauí Conect – WI-FI Livre”.

Conhecendo mais sobre o Piauí Conectado