Gestão de Risco de Reeducação das Unidades Penitenciárias

A política Estadual de Gestão de Riscos consiste em antecipar a previsão de eventos críticos para evitá-los, através de processos de avaliação de riscos e, não sendo possível, enfrentá-los com protocolos integrados e pré-orientados à uma gestão de riscos planejada.

O Sistema de Avaliação de Risco da Segurança de Internos prevê cinco categorias analíticas, sendo uma delas objetiva (Pena) e as demais subjetivas (Contumácia, Habilidades, Maturidade na Atividade Criminal, Modo de Atuação e Repercussão). O processo de avaliação permitirá conhecer as particularidades pessoais, para assim dos internos, convencionar o melhor projeto de vida e o mais adequado ao que fora decidido no âmbito judicial, em parceria com o reeducando e sua família.

O Solução desenvolvida apresenta 9 (nove) níveis de risco, podendo ser aglutinado em três níveis: Alto, Médio e Baixo Risco. Foram estabelecidas faixas que variam de 0 (zero) a 6 (seis), sendo baixo risco as de 0 ≤ 0,75; médio risco > 0,75 ≤ 1,50 e alto risco > 2,0≤ 6,0.

O Sistema prevê cinco categorias analíticas, sendo uma delas objetiva (Pena) e as demais subjetivas (Contumácia, Habilidades, Maturidade na Atividade Criminal, Modo de Atuação e Repercussão). As categorias foram sopesadas em 10% e 20% conforme grau de influência e comprometimento da paz social.As categorias podem ser conceituadas conforme literatura jurídica e saberes policiais: Pena, Grau de maturidade na atividade criminosa, Modo de atuação delituosa, Habilidades pessoais do autor e Repercussão da ação delituosa.

Equipe do Projeto

Eugênia Vila

Eugênia Vila

Superintendente SUGRIS

Antônio Torres

Antônio Torres

Diretor Geral ATI

Evaldo Cunha

Evaldo Cunha

Analista ATI

Charles Holanda

Charles Holanda

Delegado PC

Lourdes Losane

Lourdes Losane

Capitã PM

João Marcelo

João Marcelo

Delegado PC

Imagens da Solução

Novas Funcionalidades

A Equipe do Projeto encontra-se já em desenvolvimento e testes de novas funcionalidades para o Sistema de Avaliação de Risco da Segurança de Internos conforme descritos a seguir:

  • A integração do Sistema de Avaliação de Risco da Segurança de Internos com os outros sistemas em desenvolvimento na mesma linha de  gestão de risco, são eles: Sistema de Avaliação de Risco Social de Internos e o Risco da Segurança Orgânica;
  • A concepção de relatórios de apoio à gestão com cruzamento de informações dos 03(três) sistemas citados anteriormente; e,
  • Elaboração e implantação de mais iniciativas que atendam políticas públicas a partir de informações geradas pelo Sistema de Avaliação de Risco da Segurança de Internos, como também das informações integradas aos outros sistemas em desenvolvimento.

Fotos da Solução

[ngg src=”galleries” ids=”1″ display=”basic_slideshow”]