Governador reúne secretariado e Etipi apresenta a plataforma Gov.Pi Cidadão

O Governador do Piauí, Rafael Fonteles reuniu, nesta segunda-feira (26), todo o secretariado e os gestores de TI de cada órgão da administração estadual. O objetivo foi apresentar à toda equipe a plataforma Gov.Pi Cidadão e os serviços a serem ofertados nesse novo sistema, que será lançado no segundo semestre deste ano.

O encontro foi conduzido pelo diretor da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, que fez uma apresentação e demostração técnica do Gov.Pi Cidadão, mostrando as ferramentas, a plataforma em si e toda a tecnologia que está sendo utilizada. Já o secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim, fez uma explanação da carta de serviços que estará presente no Gov.Pi Cidadão.

O governador Rafael Fonteles declara que a plataforma será lançada com o intuito de facilitar e agilizar as demandas do cidadão junto ao Governo do Estado. “Estamos apresentando a plataforma Gov.Pi Cidadão, onde o piauiense vai encontrar centenas de serviços públicos de vários órgãos do Governo do Estado. Em agosto, vamos ter a primeira etapa sendo apresentada e estamos aqui engajando todos os líderes a ofertarem o maior número possível de serviços públicos através dessa plataforma. Vai ser uma revolução em facilidade e agilidade para o cidadão resolver seus problemas junto aos diversos serviços públicos que nós ofertamos”, disse o governador.

Ellen Gera explica que o encontro foi um marco para a transformação digital do estado. “O governador Rafael Fonteles reuniu todo secretariado em prol dos avanços e transformação digital no Piauí. Na oportunidade, apresentamos aos gestores a plataforma Gov.Pi Cidadão. Nosso objetivo é levar benefícios ao piauiense, por meio da plataforma e do aplicativo, onde lá estarão serviços públicos ofertados de forma online.
Hoje foi uma reunião muito importante, mostrou o engajamento do governador e toda a equipe nessa temática e estamos trabalhando fortemente para que, no segundo semestre, os piauienses possam dispor dos serviços ofertados dentro do Gov.Pi Cidadão”, explicou Ellen Gera.

O que é o Gov.Pi Cidadão

O Gov.Pi Cidadão é uma plataforma que possibilita as ações do Governo Digital no Piauí, com a integração de serviços, troca de informações de maneira segura dentro do ambiente digital. Por meio desse novo sistema, as secretarias, órgãos, autarquias, fundações e empresa públicas estaduais poderão disponibilizar serviços ao cidadão, de forma online.

A Seplan realizou previamente uma catalogação dos primeiros serviços a serem ofertados pelos órgãos estaduais e por meio da Etipi foi desenvolvida e validada a plataforma tecnológica utilizada.

O que é o Governo Digital

Governo Digital é a oferta de serviços públicos dentro de plataformas virtuais, que possibilita ao cidadão acessá-la por meio de um celular, computador, tablet, ou outro dispositivo móvel, sem precisar sair de casa. É uma forma prática e moderna de fazer a gestão pública com o uso de soluções digitais, visando benefícios às pessoas.

A solução tecnológica utilizada no estado para a implantação do Governo Digital é a mesma já implantada com sucesso no governo da Estônia, país que conta com 99% de todos os serviços governamentais oferecidos de forma on-line e 99% da população possui identificação eletrônica.