A Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI), tem como visão “Ser uma entidade de excelência em Tecnologia da Informação e Comunicação na gestão pública, em benefício da sociedade”, dentro desta perspectiva os gestores acreditam que a qualificação de seus quadros são fundamentais, sobretudo no fato em que a tecnologia é mutável e evolui constantemente.
A iniciativa faz parte do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), publicado no Diário Oficial do Estado do Piauí nº 32, de 30 de dezembro de 2021 que inclui, entre as ações, um Plano de Capacitação para os servidores da ATI, considerando uma trilha de aprendizagem, levando em consideração desde os aspectos conceituais administrativos da gestão pública, concepção de projetos, até os aspectos tecnológicos inerentes às competências específicas da ATI.
De acordo com o diretor técnico da ATI, Luciano Aguiar, neste mês foi consolidado uma das metas do Plano de Capacitação através da contratação da plataforma Alura, considerada a maior plataforma on-line de cursos de tecnologia, com mais de 15 anos de experiência, tendo como foco cursos na área de desenvolvimento de software e possui mais de 51 mil servidores capacitados em diferentes instituições e regiões do Brasil.
“A partir de agora, os servidores receberão um acesso a plataforma com um plano de estudo específico conforme o setor técnico ao qual o servidor está vinculado, todavia todos os cursos da plataforma são de livre acesso e escolha de aprendizado, tornando-se obrigatório somente os cursos descritos no plano de estudo’, explicou Aguiar.
Luciano Aguiar ressalta ainda, que a ATI vai qualificar e certificar seu quadro técnico na tecnologia Red Hat, desde os aspectos de sustentabilidade de serviços como conceitos de Conteiner e Openshift, até os aspectos de desenvolvimento envolvendo conhecimentos de integração contínua, entrega contínua e versionamento de códigos.
O diretor-geral da ATI, Antônio Torres, ressalta que ações como essas serão constantes para a qualificação e melhoria no atendimento na gestão pública para aos cidadãos. “Acreditamos que este é o caminho, nós estamos trabalhando junto aos nosso colaboradores nessa constante transformação digital e buscamos sempre acompanhar a evolução tecnológica com capacitações do corpo técnico nas novas tecnologias. Contamos com o comprometimento de toda equipe nessa finalidade”, disse Torres.