Salve Maria

A iniciativa surgiu como resultado de estudos realizados pelo Núcleo de Estudos em Violência de Gênero, que apontaram que a maioria das mulheres, vítimas de feminicídios, morria por não ter possibilidade de fazer a denúncia em tempo hábil.     

O Aplicativo Salve Maria é fruto do trabalho colaborativo entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/PI), a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e as Unidades Especializadas da Mulher, na busca por mobilizar o aparato da segurança pública em defesa de mulheres piauienses e de seus núcleos familiares. Seu lançamento ocorreu no dia 16 de março de 2017, e encontra-se atualmente disponível nas lojas de Aplicativo Apple Store e Google Store.

O nome vem da junção das palavras “Salve”, no sentido de saudação e prestação de socorro; e “Maria”, nome que mais prevalece nos inquéritos de assassinatos de mulheres.

O aplicativo Salve Maria proporcionará duas possibilidades para o seu usuário. Para a mulher que está em situação de violência, que precisa de socorro imediato, basta acionar um botão SOS denominado BOTÃO DE PÂNICO. A segunda opção é para denúncia, de forma que se um vizinho ou um passante percebe uma violência contra a mulher, contra uma criança, ou uma violência doméstica, poderá acionar o botão DENÚNCIA.

Após o acionamento do “Botão do Pânico”, através de sistema de georreferenciamento, a viatura mais próxima se dirige ao local, possibilitando um pronto atendimento e evitando ocorrências mais graves, como feminicídios. A outra função do Salve Maria oferece canal informativo onde o denunciante poderá enviar fotos, áudios ou vídeos que indicam a ocorrência de violência, auxiliando, por exemplo, na emissão de medidas cautelares protetivas.

No ano de 2020, a Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) abriu o processo para Registro de Programa do Salve Maria no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), tendo seu registro publicado no dia 25 de agosto de 2020 na Revista de Propriedade Intelectual nº 2590.


Modelos de Documentação para Acordo de Cooperação