Jucepi registra crescimento de 6% na abertura de empresas no primeiro bimestre de 2024

De acordo com a Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), no primeiro bimestre do ano, foram abertas 1.422 empresas, sendo 727 em janeiro e 695 em fevereiro de 2024 no portal Gov.Pi Empresas. Os dados representam um crescimento de 6,28% com relação ao mesmo período do ano passado quando foram registradas 1.338 empresas (679 em janeiro e 659 em fevereiro de 2023). Por outro lado, as baixas de empresa somaram 1.026 nos dois primeiros meses de 2024 contra 793 do ano anterior.

Para a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, os dados do bimestre são significativos e refletem a retomada do crescimento. “O empresário sente segurança para constituir seu negócio dentro de um estado que está em amplo crescimento. Quanto mais empresas, mais empregos e crescimento da economia como um todo”, afirma.

A seguir, veja o perfil das empresas abertas no primeiro bimestre de 2024:

Perfil das empresas abertas

Em janeiro e fevereiro, os municípios que mais abriram empresas foram Teresina, Picos, Parnaíba, Floriano e São Raimundo Nonato.

Com relação às atividades empresariais, comércio e serviços lideram o ranking das novas empresas.

De acordo com o relatório, as microempresas (ME) lideram o porte das empresas abertas.

A natureza jurídica predominante é a sociedade empresária limitada com 937 empresas abertas no primeiro bimestre.

Na Jucepi, o processo de abertura de empresa é 100% on-line pelo site Gov.Pi Empresas (www.piauidigital.pi.gov.br).

Tags: , , ,