A Participação da Junta Comercial no Empreendedorismo Piauiense

O Piauí tem evoluído positivamente, com um aumento de 3,6% na abertura de Microempresas (ME) e 22,7% em Empresas de Pequeno Porte (EPP) no primeiro semestre de 2024.

A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) é fundamental no fortalecimento do empreendedorismo no estado, facilitando a formalização de empresas e a simplificação de processos. Com a integração entre empreendedores e órgãos governamentais, a Jucepi cria um ambiente regulado e seguro para que novos negócios surjam e desenvolvam.

A Importância da Jucepi na Formalização de Empresas

A formalização de empresas é um passo essencial para garantir o sucesso de qualquer negócio. No primeiro semestre de 2024, mais de 15 mil novas empresas foram registradas pela Jucepi, que conta com um total de mais de 280 mil empresas ativas no estado. A formalização oferece acesso a crédito, participação em licitações e proteção jurídica, além de gerar empregos.

A plataforma digital Gov.Pi Empresas, integrada à Jucepi, possibilita que o empreendedor se concentre na evolução do seu negócio, economizando tempo e recursos. A digitalização e a simplificação dos serviços tornam o processo de formalização mais ágil e acessível para todos.

Facilitação no Processo de Abertura e Regularização de Negócios

A Jucepi facilita o processo de abertura de empresas ao integrar serviços essenciais de diferentes órgãos, que atuam como licenciadores ou que oferecem serviços importantes aos empresários, por meio da plataforma Gov.Pi Empresas. Empreendedores podem resolver desde a inscrição no CNPJ até a obtenção de alvarás em um só lugar. Atualmente, 908 atividades econômicas são classificadas como de baixo risco, acelerando ainda mais o licenciamento.

Contribuição para o Empreendedorismo no Piauí

Além de formalizar e regularizar empresas, a Jucepi permite que os empreendedores se concentrem no crescimento de seus negócios. O ambiente de negócios no Piauí tem evoluído positivamente, com um aumento de 3,6% na abertura de Microempresas (ME) e 22,7% em Empresas de Pequeno Porte (EPP) no primeiro semestre de 2024. A Junta Comercial é uma aliada estratégica no desenvolvimento econômico do estado e no fortalecimento do empreendedorismo local.

Tags: , , , ,