Segundo dados da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), o número de empresas com mulheres no Quadro Societário de Administradores (QSA) cresceu 10,35% entre 2023 e 2024
O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebrado nesta terça-feira (19), é marcado por números positivos sobre a atuação das mulheres no cenário empresarial do Piauí. Segundo dados da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), o número de empresas com mulheres no Quadro Societário de Administradores (QSA) cresceu 10,35% entre 2023 e 2024, passando de 84.925 para 93.711.
Em 2023, foi registrado que 125.529 empresas piauienses eram formadas exclusivamente por mulheres, representando 47,2% do total de 265.897 empresas ativas no estado naquele período.
Para a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, esses dados são bastante significativos, e reforçam o papel das mulheres como líderes no cenário empreendedor.
“Um crescimento de 10,35% é considerável, especialmente quando analisamos que muitas mulheres estão iniciando suas carreiras como empreendedoras. Muitas delas têm deixado o emprego formal, que antes era visto como um porto seguro, para se aventurarem no empreendedorismo e se tornarem geradoras de novos empregos”, destacou a gestora.
Entre janeiro e novembro de 2024, 62% das mulheres empreendedoras do Piauí optaram pelo setor de comércio, consolidando-o como o mais dinâmico no estado, devido à sua versatilidade e ampla gama de oportunidades. O comércio é seguido pelos setores de alojamento e alimentação, e pela indústria de transformação, como os preferidos pelas empreendedoras.
Outro dado relevante é que 90% das empresas lideradas por mulheres no estado são microempresas, evidenciando a capacidade de inovação e resiliência feminina diante dos desafios do mercado.
“O mercado está cada vez mais aberto ao empreendedorismo feminino. Nós, mulheres, temos uma capacidade natural de inovar, mesmo sem nos darmos conta disso. Quando buscamos novos caminhos, de maneira séria e comprometida, estamos inovando e fortalecendo o mercado” completou a presidente Alzenir Porto.
Com o crescimento contínuo registrado em 2024, a expectativa é que a participação feminina no empreendedorismo continue em ascensão, contribuindo para o desenvolvimento econômico do Piauí.
Tags: alzenir porto, empreendedorismo feminino, jucepi, Piauí