A Presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí, Alzenir Porto e a vice-presidente Thania Linhares participaram nessa quarta-feira do Encontro Nacional das Juntas Comerciais do Brasil, que aconteceu em Fortaleza. O evento, que se estendeu até esta quinta-feira (31/07), reúne lideranças de 26 estados e do Distrito Federal para debater os rumos do registro empresarial no país, com ênfase na modernização, desburocratização e digitalização dos serviços públicos voltados ao empreendedorismo.
A escolha de Fortaleza como sede do encontro reforça o protagonismo do Ceará no cenário nacional. Na gestão do Presidente Eduardo Jereissati, a Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) assumiu a posição de anfitriã do evento, realizado em parceria com a Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju). A iniciativa destaca a importância da articulação entre os entes estaduais como estratégia para o fortalecimento do ambiente de negócios e para a promoção de uma gestão pública mais eficiente, integrada e orientada ao empreendedorismo.
Para a presidente Alzenir Porto, esses encontros são essenciais para a impulsionar a economia do Brasil.
“É uma grande satisfação estar aqui em Fortaleza, participando deste encontro que reforça o papel das Juntas Comerciais como agentes de desenvolvimento. Quero parabenizar o Estado do Ceará pelo compromisso com a modernização da gestão pública e o apoio ao empreendedorismo. As homenagens de hoje refletem esse esforço coletivo, que merece reconhecimento. Agradeço à Fenaju pela articulação deste momento e a todos os parceiros que tornam possível esse trabalho em rede. Juntas, as Juntas Comerciais seguem firmes na missão de simplificar, agilizar e fortalecer o ambiente de negócios em todo o país”, pontua a presidente.
Fomento a melhoria do ambiente de negócios
A presidente da Fenaju, Gregória Benário, defende que este é um momento para debate.
“É um espaço de diálogo, de troca e de construção coletiva. A presença de cada presidente e representante reforça o compromisso da FENAJU com o fortalecimento das Juntas Comerciais do Brasil. É juntos, debatendo e planejando, que vamos traçar os próximos passos, crescer em unidade e avançar com ainda mais solidez e integração”, declara.
Durante seu discurso o presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, reforçou o papel da Autarquia no cenário empreendedor do estado como um agente facilitador na abertura de empresas.
“Tenho convicção de políticas públicas bem conduzidas, como as que vemos aqui no Ceará, são sementes de um futuro mais justo e mais próspero. Foi sob a liderança do Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, que lançamos, de forma pioneira, o Abre no Zap, em abril de 2024, a primeira plataforma do Brasil que permite abrir uma empresa de baixo risco em até 5 minutos, pelo whatsapp”, comemora.
Homenagem
Na solenidade, a presidente da Fenaju, Gregória Benário, chamou ao palco os homenageados da tarde. A primeira comenda foi entregue ao governador do Ceará, Elmano de Freitas, em reconhecimento às ações voltadas para a desburocratização, modernização da gestão pública e fortalecimento das Juntas Comerciais. O prêmio foi recebido pelo secretário da Fazenda do Estado, Fabrízio Gomes. Em seguida, o diretor-superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo, também foi homenageado pelo trabalho em parceria com as Juntas Comerciais e pelo apoio às micro e pequenas empresas em todo o país.
A simplificação dos serviços de registro empresarial é fundamental para tornar o ambiente de negócios mais dinâmico e competitivo. A atuação ativa da Jucepi em debates e painéis técnicos demonstra seu compromisso em construir processos mais rápidos, seguros e integrados, facilitando o acesso e a formalização de empresas em todo o país.
Tags: alzenir porto, fenaju, jucepi, juntas comerciais, registro empresarial