Nos dias 2 a 4 de dezembro de 2025, será realizado o Encontro Nacional das Juntas Comerciais (ENAJ 2025), na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. A edição deste ano, que traz o tema “Transformação Digital nas Juntas Comerciais: A Era da Inteligência Artificial”, é promovida pela Federação Nacional das Juntas Comerciais (FENAJU), organizada pela Junta Comercial do Estado do Piauí (JUCEPI) e conta com o apoio do Governo da Paraíba, e da Junta Comercial do Estado do Paraná (JUCEPAR), que será a anfitriã e sediará as atividades.

Considerado o principal evento de integração, inovação e fortalecimento das Juntas Comerciais do país, o ENAJ reunirá representantes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, além de autoridades, técnicos e especialistas ligados ao ambiente de negócios e ao empreendedorismo, para discutir a modernização do registro empresarial, boas práticas de gestão pública e o uso de novas tecnologias, como a inteligência artificial.
A presidente da FENAJU, Gregória Benário, destaca a importância do encontro no calendário institucional das Juntas Comerciais:
“O ENAJ é um dos momentos mais importantes do nosso calendário institucional, reunindo dirigentes, servidores e parceiros das Juntas Comerciais de todo o país em um ambiente de diálogo, integração e cooperação. Trata-se de uma oportunidade ímpar para compartilharmos experiências, discutirmos desafios comuns e construirmos, juntos, caminhos para o fortalecimento do registro empresarial brasileiro. Durante o encontro, será o momento de apresentarmos tudo o que construímos ao longo de 2025 e celebrarmos os avanços conquistados, além de discutirmos temas fundamentais para o aprimoramento da gestão pública, a modernização dos serviços e a ampliação da desburocratização, pilares que tornam as Juntas Comerciais ainda mais relevantes para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, ressalta.
À frente da organização do ENAJ 2025, a presidente da JUCEPI, Alzenir Porto, reforça o compromisso com a integração e o fortalecimento das instituições:
“É com grande entusiasmo que recebemos todos no Paraná para mais uma edição do ENAJ. Este encontro é fundamental para fortalecermos os laços e, juntos, impulsionarmos a simplificação e a modernização do registro mercantil no Brasil. A FENAJU tem como propósito reunir todos os que atuam em um ambiente de negócios saudável, buscando aprimorá-lo cada vez mais, para podermos garantir um tratamento igualitário em todo o país e mais eficiência para os empreendedores. Afinal, ao facilitar a vida daqueles que investem seu capital e acreditam no desenvolvimento do Brasil, construímos uma economia mais forte e próspera”, comenta.
Os preparativos para o evento já estão em andamento, com equipes da FENAJU, da JUCEPI e da JUCEPAR atuando de forma integrada na definição da programação, da estrutura e da logística. O objetivo é oferecer uma experiência completa para gestores, servidores e parceiros estratégicos, promovendo aprendizado, troca de boas práticas e a construção colaborativa de soluções para os desafios do registro mercantil em todo o país.
ORGANIZAÇÃO E PARCERIAS IMPORTANTES
A programação do ENAJ 2025 está recheada de conteúdos e atividades voltados ao fortalecimento e à modernização das Juntas Comerciais. O evento contará com painéis, palestras e mesas temáticas que abordarão temas como transformação digital, integração tecnológica, desburocratização, atendimento ao cidadão e valorização dos servidores públicos. Realizado em Foz do Iguaçu, o encontro ganha ainda mais destaque por acontecer em uma cidade que simboliza integração, inovação e diversidade, valores que refletem o espírito colaborativo e o compromisso das Juntas Comerciais de todo o país.
Agradecemos, em especial, ao apoio institucional do Governo do Piauí/ CCOM, Governo do Paraná, e Governo da Paraíba, bem como a parceria das empresas: VOX, REGIM, A2 Paralegal, Certifica, Abralegal, Fecomércio Paraná, CIP S.A., Nic.Br, Netra Tecnologia, Núclea, e Printer do Brasil. Essa parceria institucional e empresarial reforça o compromisso do ENAJ 2025 com o fortalecimento coletivo, a inovação e o aprimoramento do ambiente de negócios no país, promovendo um encontro enriquecedor para a troca de experiências, modernização dos serviços e valorização do empreendedorismo.

Tags: abertura de empresas, alzenir porto, enaj, fenaju, jucepi, juntas comerciais, registro empresarial