Procuradora do Estado do Piauí assume presidência do Conselho Deliberativo da Anape

A Anape, que é Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e dos Distrito Federal, completou 40 anos de existência, agora em janeiro de 2023. A entidade foi criada para dar força ao papel institucional dos procuradores na consolidação e no fortalecimento da carreira. E a história de lutas e conquistas desse colegiado máximo da categoria se confunde com a trajetória da advogada Lourdes Terto, na Procuradoria-Geral do Estado do Piauí.

Procuradora do Estado há 32 anos, tendo ingressado em 1991, Lourdes já passou por diversos setores dentro da instituição, tendo atuado nas áreas da judicial e consultoria e, atualmente, no setor de direito disciplinar há 25 anos, com lotação na Procuradoria Especializada de Fiscalização e Controle dos Atos Administrativos. Mas, agora, ela assume seu maior desafio na vida funcional. Ela é a nova presidente do Conselho Deliberativo da Anape.

“Após presidir a nossa associação estadual, por oito anos, tive a oportunidade de trabalhar diretamente na Anape onde primeiro fui diretora social, vice-presidente do Conselho Deliberativo e, diante do trabalho desenvolvido, veio em reconhecimento o honroso convite para assumir tão importante cargo, e o faço em nome de todos os meus colegas da PGE/PI, que legitimaram minha participação com mais de 80% dos votos na recente eleição”, falou Lourdes.

Esta é a primeira vez em que um Procurador do Estado do Piauí assume cargo de tamanha relevância junto a Associação Nacional, que tem como finalidade principal representar e defender, de forma exclusiva, os interesses relacionados com o exercício funcional dos seus associados, ativos e inativos, bem como agir no sentido de consolidar a Advocacia de Estado como instituição essencial à Justiça.

“Isso mostra não apenas o reconhecimento do trabalho desempenhado pela procuradora Lourdes Terto em níveis local e nacional, mas, também, o fortalecimento da PGE/PI, já que para cargos deste nível, quase sempre eram escolhidos representantes de estados com mais força política e econômica. Por isso, é uma vitória dupla para os procuradores piauienses a eleição da colega Lourdes”, pontuou Pierot Júnior, Procurador Geral do Estado do Piauí.

A nova diretoria da Anape toma posse neste mês de junho, tendo à frente Vicente Martins Braga, para o triênio 2023-2026. Procurador do Estado do Ceará desde 2008, Vicente é graduado e mestre em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e doutor em Processo Civil pela Universidade de São Paulo (USP) e vai para seu segundo mandato na Associação Nacional. No Piauí, o procurador Evaldo Pádua também foi reeleito para a presidência da APPE.