Em visita ao Piauí, auditor-fiscal Carlos Nacif, destacou o papel das juntas comerciais, os avanços da Jucepi e boas práticas que colaboram para o fortalecimento do ambiente de negócios.
A presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), Alzenir Porto, recebeu, nesta segunda-feira(26), a visita de cortesia do auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil, Carlos Vinicio Nacif, referência nacional na gestão do CNPJ e da REDESIM (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios).

A presidente Alzenir Porto deu boas-vindas a Carlos Nacif, e reforçou a parceria da Jucepi com a Receita Federal no aprimoramento dos serviços ao empreendedor.
“É através da união de todos os órgãos, buscando melhorar o ambiente negócio, que a economia do nosso país vai crescer cada vez mais. Isso, hoje, já é uma realidade no nosso estado. Nosso governador, Rafael Fonteles, é empenhado na melhoria do ambiente de negócios e isso resulta no perceptível aumento de empresas formalizadas”, pontuou.
Já Carlos Nacif, destacou que reduzir a burocracia e facilitar a vida de quem empreende no Brasil é uma prioridade. O auditor-fiscal ressaltou a importância do CNPJ como um instrumento fundamental nos processos de registro e regularização empresarial.
“Queremos construir um ambiente de negócio mais fácil de se empreender no nosso país. O cadastro hoje é muito importante para as instituições, pois ele vale para o registro mercantil, órgãos tributários, Receita Federal, Secretaria de Fazenda e para os municípios brasileiros. Juntos, queremos construir um futuro melhor para o nosso país”, disse.
Compromisso com a inovação e o desenvolvimento econômico do Piauí
Durante a conversa, foram abordados temas como a importância estratégica das juntas comerciais no registro mercantil, seu papel fundamental na formalização de empresas e na adoção de boas práticas que contribuam para simplificar processos que facilitem o acesso a serviços para o empreendedor.
Também foram apresentados os resultados alcançados pela Jucepi, com destaque para os recordes de desempenho na abertura de empresas. A visita foi ainda uma oportunidade para apresentar o Painel de Dados Empresariais e o Ranking Jucepi de Agilidade, ferramentas públicas que oferecem transparência e permitem acompanhar, de forma objetiva, o cenário de negócios do Piauí, reforçando o compromisso da Jucepi com a eficiência, a inovação e o desenvolvimento econômico.

O encontro contou ainda com a presença da vice-presidente da Jucepi, Thania Linhares, da secretária-geral, Gelzuita Melo, e do diretor de T.I, Rafael Oliveira. Um momento que intensifica a integração entre a Jucepi e a Receita Federal, alinhando esforços para a modernização dos serviços e a melhoria contínua do ambiente empresarial.
Tags: alzenir porto, carlos nacif, cnpj, empreendedor, empreendedorismo, jucepi, receita federal