No calendário piauiense, de datas festivas, o dia 6 de dezembro é marcado pelo Dia do Procurador do Estado do Piauí. A data foi instituída em 2012, pela lei estadual 6.225, e remete ao reconhecimento dessa classe que atua na defesa jurídica do Governo. E para comemorar a passagem, a Procuradoria Geral do Estado do Piauí promoveu, nesta quarta-feira (06), um ciclo de debates, tendo como tema a transformação digital que vivemos.
O evento aconteceu no auditório da sede do órgão, situado na zona leste de Teresina, e reuniu procuradores, assessores e servidores. Por quase três horas, todos acompanharam as palestras de Ellen Gera; presidente da Empresa de Tecnologia do Piauí (Etipi), e Anderson de Oliveira; chefe da Procuradoria da União do Estado do Piauí. Ambos falaram sobre a evolução digital que o mundo vem passando até os dias atuais.
O Procurador Geral do Estado, Pierot Júnior, fez a abertura da programação e destacou os avanços da PGE/PI nesse setor, citando, por exemplo, a chegada do Kanoê, sistema que opera como gestor de processos judiciais e administrativos e que foi criado pela Procuradoria do Estado de Rondônia. “Já recebemos, inclusive, o código fonte do sistema que vai proporcionar mais agilidade ao trabalho da PGE/PI”, pontuou.
Pierot acrescentou, ainda, que esse ano de 2023 tem sido muito especial para a Procuradoria do Estado, por conta da passagem dos 50 anos de sua fundação. “São eventos que estamos proporcionando para homenagear, não apenas a categoria, mas a instituição em si e todos os seus servidores. E para fechar com chave de ouro, devemos encerrar o ano com a assinatura do contrato de construção da nova sede da PGE ”, concluiu.
Já o Procurador Geral Adjunto para assuntos Administrativos, Victor Lima, aproveitou a oportunidade para lançar o PDTIC, que é o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, que vai basear, a partir de agora, todo o avanço tecnológico e digital da PGE/PI. Será, inclusive, criado um núcleo especializado em tecnologia da informação para gerir a transformação digital do órgão.
“É premissa do nosso governador a transformação do Piauí como um dos estados mais, senão o mais, digital do Brasil, principalmente na oferta de serviços públicos. Portanto, a PGE/PI não poderia ficar fora desse contexto e para isso tem priorizado a modernização tecnológica do órgão. E esse evento, dentro das comemorações do Dia do Procurador, vem para enriquecer os nossos conhecimentos”, declarou Victor.
No final do evento, foi oferecido aos participantes um coffee break, em comemoração pela data e, ainda, pela passagem de meio século de vida da PGE/PI. Todos os procuradores receberam lembrança pelo dia, oferecida pela APPE, que é a Associação de Piauiense de Procuradores do Estado.